1. A Bíblia Cristã: Dois "Testamentos"

08/07/2017

A Bíblia cristã é composta de duas partes fundamentais: a primeira, redigida antes de Jesus Cristo, contém a Bíblia judaica e é chamada de Antigo Testamento (que se abrevia em AT); a segunda, redigida depois de Jesus Cristo, é a parte chamada de Novo Testamento (NT).

Com o termo "testamento" se entende "aliança". A Aliança do AT refere-se às antigas promessas através das quais Deus acompanhou o povo judeu desde Abraão até o último profeta Malaquias. O NT refere-se à Nova Aliança prometida por Deus, anunciada no AT e realizada com a vinda do Messias Jesus Cristo.

A Bíblia não é um único livro, mas uma coleção de vários livros, cada qual com a sua história, contexto histórico, gênero literário, intenção. O termo "bíblia" vem do grego biblíon, que significa "livro".

A Bíblia cristã católica conta com 46 livros para o AT (segundo o cânon da versão grega ou Bíblia dos Setenta (entre III e I sec. a.C.) e 27 livros para o NT. Podemos imaginar a Bíblia como uma biblioteca, composta por diferentes estantes cada um deles com um grupo de livros que pertencem ao mesmo tipo.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora